domingo, 2 de dezembro de 2007

Em quanto o Pendrive de 1TB não chega

Em quanto esperamos o lançamento do pen-drive de um TB vamos ver as opções que temos hoje de portabilidade. Já que não usamos mais o computador somente para digitar cartas no processador de texto vamos colocar alguns desejos que possam ser portados:
O primeiro desejo tem que ser o acesso a internet. Imagine acessar de qualquer lugar. O acesso a internet nos permite ver e-mail, noticias, VOIP, pesquisas em geral e, quando o acesso a internet for realmente rápido vamos poder guardar nossos filmes, músicas e livro na internet e não vai ser necessário o pen-drive de 1TB.
Como ainda a internet banda-larga não é tão larga assim, o segundo desejo poderia ser um HD grande o suficiente para colocar alguns filmes no formato DivX, algumas horas de música e vários livros em PDF. Eu acho que já estão começando a entender o meu pen-drive de 1TB...
Como desejos opcionais podemos colocar uma webcam para videoconferência, um GPS e um espaço para guardar um pequeno fone de ouvido stereo bluetooth, que ainda não existe :-( para assistir os filmes e ouvir música.

Que opções existem hoje para isto?
  • O mais interessante é o UMPC (Ultra-Mobile PC) o Sony VAIO VGN-UX380N que em meio quilo consegue colocar um PC completo com 1Gb de RAM e um HD de 40Gb, onde poderíamos carregar algumas coisas. Inclusive tem entrada USB para plugar o pen-drive de 1TB :-) Como este computador tem WI-FI, Bluetooth e entrada para SIM Card (o chip do celular), temos a melhor solução de portabilidade conhecida no momento. Eu não sei se todos entendem que com estas características é possível acessar internet utilizando uma rede sem fio (com WI-FI), ou via um celular (com bluetooth) ou transformando o aparelho num celular, colocando um chip de uma operadora GSM.
  • Como segunda opção temos o N810 da Nokia que não tem HD grande mas tem entrada para cartões de memória, que em breve chegarão a 1 TB?!?!? Ele vem com acesso a internet via WIFI e bluetooth, GPS e webcam.
  • Por último temos o iPod Touch que acessa internet via WIFI e tem 8Gb ou 16Gb de espaço para filmes, músicas e livros.
Eu acho que estamos muito longe da portabilidade, somente quando possamos andar com um óculos escuro com fone de ouvido integrado onde possa ser colocado aquele cartão Micro SD de 1Tb com toda a coleção de música de todas bandas que gostamos, com pelo menos uns 100 filmes e todos os e-books dos livros que já compramos, com reconhecimento do movimento dos olhos para avisar que queremos mudar de música, ai sim, estaremos falando de portabilidade. É claro que quando este óculos se transformar em lentes de contato...

Nenhum comentário: